Dica do Dia

27/05/2021

A rotina de estudos mudou, e muitos pais passaram a auxiliar os filhos com as atividades escolares. Pensando em como facilitar essa dinâmica, separamos algumas dicas importantes para ajudar com a rotina:

1) Mantenha o focoCriar o hábito de estudar em um determinado horário, como se estivessem na escola, é fundamental para que a criança entenda o que é estudo e o que é diversão dentro de casa. É interessante que, durante este período, a criança se distancie de atividades que a façam desfocar.

2) Mantenha o cronograma de atividades escolaresCaso o colégio não tenha apresentado atividades pedagógicas naquele dia, é interessante que os responsáveis montem um cronograma de segunda a sexta-feira, com ações relacionadas às disciplinas.

3) Crie uma rotina com horário de estudo e também de intervalos.Dar uma pausa determinada é fundamental para que a criança respire e continue a rotina com força de vontade.

4) Varie o tipo de aprendizado.Às vezes, um filme, um livro ou mesmo jogos podem fazer parte desta rotina, desde que tenha relação com o tema estudado.

5) Pratique a leituraNão precisa ser somente livros. Um poema, a letra de uma música, uma notícia também pode ser parte fundamental do aprendizado.Depois da leitura, pergunte o que a criança achou do conteúdo apresentado. É uma forma de verificar como ela está interpretando os textos, e aumentar seu vocabulário.

6) Aposte na tecnologiaJá pensou em fazer uma visita ao Louvre? Aprender inglês ou mesmo viajar para outros países sem sair de casa?Existem aplicativos e sites que te ajudam nesta atividade, e o bom é que muitos deles são gratuitos.

Gostou das nossas dicas? O que você faz para manter a rotina de estudos em casa?