Turminha do Sexto Ano

14/06/2021

Amarelinha africana é uma brincadeira criada na Roma Antiga, redescoberta na França e chegou ao Brasil através dos portugueses. Essa brincadeira tornou-se tão popular que até os adultos entraram nessa brincadeira. A professora Cristiane, pensando em uma brincadeira que pudesse envolver todas as pessoas em casa, de uma maneira descontraída nessa pandemia, os alunos do 6° ano fizeram vídeos com essa brincadeira, pois assim podemos retomar o conceito de direção e sentido, além de reconhecer o par ordenado como forma padronizada de identificar a localização de um ponto no plano cartesiano.

Tivemos também os trabalhos realizados com a Professora Cristiane, sobre construção de tabelas e gráficos. Com o objetivo de planejar, coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e utilizar planilhas eletrônicas para registro, representação, interpretação e apresentação dessas informações.

E os alunos do 6° ano também aprenderam com a professora Laísla Vilas Boas que as soluções podem ser separadas por três métodos semelhantes, mas diferentes quanto aos instrumentos e ao tempo que levam para ocorrer. Eles utilizaram materiais simples como: garrafa pet, água e corante em pó para separação de mistura heterogênea.

Veja as Fotos