Nosso corpo é composto de dez trilhões de células vivas. Essas células normais do corpo crescem, se dividem e morrem. Durante os primeiros anos de vida de uma pessoa, as células normais se dividem rapidamente, permitindo o desenvolvimento do corpo. Depois, na fase adulta, a maioria das células se divide apenas para substituir células enfraquecidas, células que morreram ou para reparar danos.
O câncer se inicia quando as células do corpo começam a crescer descontroladamente, de forma bem diferente do crescimento celular normal. Em vez de morrer, as células cancerosas continuam crescendo e formando novas células. Outra característica das células cancerosas é a capacidade de invadir outrostecidos, algo que as células normais não fazem.
Na década de 1990, surge, com o intuito de estimular a participação popular no controle do câncer de mama, o movimento Outubro Rosa. Durante a comemoração anual é feito o compartilhamento de informações acerca do câncer de mama, bem como campanhas de conscientização e a promoção de serviços de diagnósticos e de tratamentos. Tais medidas contribuem para a redução da mortalidade provocada por essa doença.
Assim, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, o que pode diferenciar muito a velocidade com que a doença se desenvolve em cada paciente alguns são mais lentos, enquanto outros são mais rápidos e agressivos.
O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença, assim como, também, fatores ambientais e comportamentais, fatores reprodutivos e hormonais e fatores genéticos e hereditários. Por isso, é importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal, sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias, como: caroço endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada; pequenos nódulos na região embaixo dos braços ou no pescoço; saída espontânea de liquido nos mamilos. Na maior parte dos casos, o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, aumentando, assim, as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberto pelas próprias mulheres.
Os cânceres de mama podem ser prevenidos com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física regularmente; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; e amamentação. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Faça o auto-exame, e no caso de dúvidas procure um Médico!
Autora do Texto: Laísla Franciele Magela Santana Vilas Boas - Professora de Ciências