E assim encerramos o bimestre no quinto ano B, com aulas de Ciências bem dinâmicas, ativas e transformadoras.
Depois da vivência no Supermercado Savegnago, para a pesquisa de rótulos de alimentos in natura, processados e ultraprocessados, o quinto ano B, conheceu a última versão da pirâmide alimentar, apresentada pelo Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard, onde foi incluídos exercícios físicos e controle de peso na base, e adaptada à realidade brasileira.
Assim, baseadas na PIRÂMIDE IDEAL as crianças juntamente com os familiares, construíram a PIRÂMIDE REAL da família... e o que descobriram? Muitas possuem pirâmides invertidas. Então, contamos com o conhecimento da Gastrônoma Bruna Lopes, do Café Venezia, para avaliar as pirâmides, contar um pouquinho das suas experiências, falar sobre alimentação saudável, rótulos e segurança do trabalho.
Uma educação transformadora se baseia no rompimento das fronteiras do conhecimento, o que nada mais é do que aproximar a educação da vida real. Assim, as informações que vão levar para casa, e as preocupações em melhorar a alimentação poderão beneficiar todo o contexto familiar. Parafraseando Paulo Freire, serão agentes de transformação.