Confira algumas dicas rápidas que vão te ajudar na hora de escrever uma redação:
.
1. Mas e mais
“Mas” é, na maioria das vezes, conjunção adversativa, podendo ser substituída por “porém”. “Mais”, no entanto, é advérbio de intensidade ou conjunção aditiva, ou seja, tem função de intensidade ou soma.
.
2. Porque, por que, porquê e por quê
Essa é clássica. “Porque”, junto e sem acento, funciona como conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente".
“Por que”, separado e sem acento, é uma pergunta ou advérbio interrogativo de causa. (pode embutir a palavra razão) Exemplo: "Por que motivo você não pagou a conta?".
.
“Porquê”, junto e com acento, é substantivo que substitui palavras como razão, motivo ou causa. (explicando a causa). Exemplo: Qual é o porquê de tanta tristeza?
“Por quê”, separado e com acento, precisa aparecer sempre ao final das frases. (É um “por que” separado localizado antes de uma pausa na fala ou na escrita.)
Exemplo: "Por quê?” Só isso. É o mesmo que perguntar "Por qual razão?"
.
3. Agente e a gente
A gente é locução referente a “nós”, que precisa ser conjugada em terceira pessoa do singular. “A gente vai até a escola” é um exemplo.
.
“Agente” é substantivo que diz respeito a uma profissão. Assim, dizer que “o agente está disfarçado” está correto.
.
4. Afim e a fim
Dúvida sobre a diferença entre “afim” e “a fim”? Essas são locuções que trazem ideia de finalidade, podendo ser trocadas por “para”, no caso de “afim”, e “para que”, no caso de “a fim”.
.
Dessa forma, você deve dizer que “treinador e dirigente têm pensamentos afins em relação ao time” e que “aquele jovem fez todo o esforço a fim de conseguir seu objetivo”.
.
5. Mal e mau
A dica aqui é ter atenção ao termo que representa o oposto de “mal” e “mau”. “Mal” é o contrário de “bem” e “mau” é o contrário de “bom”.
Gostou das dicas? Já conhecia todas? Escreva nos comentários!