Material Didático

A Eleva é uma holding de educação básica e está construindo uma rede de escolas de alta qualidade acadêmica, subsidiada por uma plataforma pedagógica de ensino adaptativo. Um projeto inovador com a mais recente tecnologia educacional, que respeita o ritmo de cada aluno, em todo seu potencial. Hoje com mais de 30 mil alunos e 2.500 colaboradores em nossas unidades, os resultados comprovam a qualidade, com 4 entre as 15 melhores escolas do Brasil no Ranking do ENEM, 1.500 aprovados na primeira chamada do SISU, além do crescimento de cada um dos alunos nas diferentes etapas de sua vida, garantindo o sucesso e felicidade.

A plataforma Eleva tem o foco em resultados e a preparação para o ENEM desde as séries iniciais. Entretanto, as demandas do aluno atual vão muito além dessa tradição de conteúdo e resultado. Ele deve ser motivado a entender por que deve estudar cada assunto e desenvolver habilidades que permitam solucionar problemas inéditos que aparecem ao longo da vida.

Entendemos que as demandas da educação moderna se transformaram. Os alunos, em um mundo com múltiplas alternativas para passar o tempo, exigem entender o porquê de se estudar cada assunto para se motivarem. Além disso, almejam um tratamento individual, que atenda a diferentes estilos e velocidades de aprendizado. O mercado de trabalho, em constante mudança, pede pessoas com habilidades para resolver problemas novos e que saibam trabalhar em grupo e lidar com situações adversas.

Os professores, por sua vez, esperam que a facilidade de comunicação e o acesso à informação resultem em oportunidades para o crescimento profissional e a troca de ideias. E os gestores, num cenário cada vez mais competitivo, precisam conciliar o objetivo pedagógico com a necessidade de sustentabilidade econômica nas suas escolas.

Pensando nesses desafios, a Plataforma de Ensino Eleva está ancorada em cinco pilares fundamentais:

Os 5 pilares fundamentais

Material Contextualizado

Inserir contextualização no dia a dia não é tarefa fácil. Por isso, desenvolvemos uma metodologia que motiva o aluno a aprender, ajudando-o a internalizar o conteúdo e preparando-o para aplicar seus conhecimentos no ENEM e na vida.

Tecnologia Individualizada

A Eleva acredita que a tecnologia, cada vez mais presente em nossas vidas, deve ser utilizada em educação para resolver dificuldades reais do aprendizado. Nós não adotamos recursos sem objetivos claros. Fazemos isso, principalmente, por meio de uma tecnologia adaptativa, de jogos educacionais e de monitoria on-line.

Estudo Adaptativo

Sabemos que cada aluno tem o seu próprio ritmo de aprendizado e, para os professores, é muito difícil atender a cada aluno individualmente. Para resolver esse problema, implementamos uma tecnologia adaptativa na qual os alunos recebem questões em forma de missões personalizadas para o seu nível de dificuldade. Uma vez identificadas as áreas de dificuldade, a Plataforma sugere vídeo aulas e questões de embasamento e, em seguida, mais exercícios para validar o aprendizado.

Esquematização

Habilidades de Vida

Qualquer pessoa atenta às exigências do mundo contemporâneo sabe que não bastam conhecimentos acadêmicos para ter sucesso na vida. É preciso muito mais. Saber se comunicar bem, conseguir trabalhar em equipe e ter iniciativa são alguns dos fatores fundamentais para o jovem do séc. XXI. Nada disso, porém, se aprende em aulas puramente tradicionais. Por isso, estruturamos um programa próprio de Habilidades de vida.

Trabalhamos seis habilidades socioemocionais que, comprovadamente, contribuem para o sucesso pessoal e profissional dos alunos: pensamento crítico, proatividade, perseverança, curiosidade, colaboração e comunicação.

Para facilitar a aprendizagem desses conceitos, utilizamos uma metodologia baseada em hábitos que são ensinados por meio de dinâmicas, projetos ou atividades culturais.

Disponibilizamos dois programas de Habilidades de vida. O programa Simples, disponível gratuitamente para todos os parceiros, contempla um projeto de cinco aulas por ano. O programa Avançado, comercializado separadamente, oferece uma aula semanal, com dinâmicas, projetos e atividades culturais que desenvolvem os hábitos e as habilidades.