Material Didático

Desde a década de 1990, quando entrou em vigor a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a discussão mais importante no Brasil em termos educacionais reside na contraposição de dois modelos: o tradicional, com base no conteúdo abstrato, e o contextualizado, com enfoque em aplicações concretas do conteúdo que estejam relacionadas ao dia a dia do aluno. Em 2015, o MEC iniciou um processo de reformulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aberto para consulta. O texto final pretende padronizar cerca de 60% da educação básica e traz inovações na direção de um ensino ainda mais contextualizado, bastante próximo ao que a Eleva já estrutura em seu material didático.

A BNCC já está completamente presente no nosso material didático de 2020, respeitando a ordenação e as prioridades exigidas pelo documento. Pautados por competências e habilidades, os conteúdos são passados, agora, de acordo com o objetivo de aprendizagem de cada tópico em cada disciplina.

Ensino Fundamental I

Para que a educação seja plena, é essencial pensar no todo. Em um segmento decisivo como o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, é preciso considerar a formação em cada uma das etapas, para que não fiquem lacunas nos segmentos seguintes. Por isso, essa etapa tem como objetivo central o desenvolvimento integral da criança no seu aspecto físico, intelectual e psicológico, bem como no aspecto social.

Dessa forma, acreditamos que os pilares do Fundamental Anos Iniciais, que regem a confecção de todo o nosso material, devem ser cinco: capacidade de leitura e escrita, fluência em raciocínio analítico, apreensão de capital cultural, construção da autonomia e desenvolvimento da socialização. Afinal, uma educação que visa a uma formação completa precisa contemplar aspectos acadêmicos e socioemocionais.

Os personagens da “Turma da Eleva” permeiam todas as séries e crescem com os alunos do 1º ao 5º Ano em situações similares às vivenciadas por eles.

O material didático da Eleva valoriza o trabalho educativo em cada disciplina, promove a interdisciplinaridade e a inter-relação dos conteúdos com o cotidiano escolar para o desenvolvimento do pensamento crítico e o exercício da cidadania.

Ensino Fundamental II

O aluno ingressa nos anos finais do Ensino Fundamental em uma faixa etária em que está ávido por novas conquistas. Nessa etapa, nossa preocupação é com o desenvolvimento da capacidade de aprender, do raciocínio matemático e do cálculo, além do conhecimento de mundo em toda sua complexidade. Além disso, é de fundamental importância o pleno domínio da leitura, da escrita e da interpretação textual, que melhora o raciocínio lógico e contribui para a independência e para a autonomia.

Não se pode esquecer que, nesse momento da vida do aluno, é preciso privilegiar, também, o desenvolvimento interpessoal e a convivência em grupo, de modo a desenvolver a capacidade de reflexão com vistas à formação do cidadão consciente do futuro.

Ensino Médio

No Ensino Médio, nossa preocupação concentra-se no desenvolvimento integral do jovem, por meio de uma formação ética e autônoma, preparando-o para a continuação dos estudos em níveis mais complexos, como o acesso a cursos superiores nas melhores universidades do país, e para o mundo do trabalho. Por exemplo, disponibilizamos simulados no modelo Enem desde a 1ª Série do Ensino Médio e fazemos associações diretas às competências – e, no caso da 3ª Série do Ensino Médio, também às habilidades – do Enem ao longo do material didático.

Além disso, para complementar os estudos dos pré-vestibulandos, vários módulos da 3ª Série do Ensino Médio vêm acompanhados de QR Codes com videoaulas sobre os assuntos contemplados nos módulos.

Dentro da proposta curricular da Eleva Plataforma de Ensino, os conteúdos são abordados tanto em sala de aula como na interação em diversos espaços de aprendizagem.

Material Complementar - Livro ENEM

Criado em 2015, o Livro do ENEM, comercializado separadamente, é um sucesso nas nossas escolas. O grande diferencial desse material é a forma como ele foi compilado: com base em análise estatística. A Eleva realizou um estudo em cima de todas as questões entre 2009 e 2014 – e levantou os 10 assuntos mais abordados dentro de cada disciplina compilada pelo Exame.

No livro, abarcamos 80% de todos os conteúdos já cobrados pelo Enem. E não pensamos apenas nos tópicos que deveriam ser englobados, mas também na melhor forma de passar o conhecimento adiante. Portanto, cada início de capítulo desse material traz textos que motivam o aluno a estudar, e explicam a relevância da matéria, por meio de exemplos que buscam referência na rotina do estudante. O objetivo é ilustrar a importância de cada assunto retratado pelo material, e como ele pode ser útil no dia a dia.