História viva!

15/06/2022

Responsável pela formação de milhares de francanos e estudantes de cidades vizinhas, considerada uma das melhores escolas da região, o Colégio Champagnat (patrimônio tombado), inaugurado em 1917, era gerenciado pela Ordem Religiosa Irmãos Maristas.

Grande parte dos professores eram padres que além das disciplinas curriculares tinham na grade latim, francês e religião. A instituição formou estudantes por mais de 5 décadas.

Os alunos ficaram surpresos ao descobrirem que os estudantes do Colégio Champagnat eram todos meninos, pois outro colégio, o Colégio de Lourdes, se encarregava da educação das meninas.

Foi ótimo! Todos puderam observar a estrutura do prédio, símbolos maçônicos, objetos, livros, documentos históricos, além das aulas que tiveram dos funcionários em cada lugar que passaram. Na Biblioteca Municipal, a turma ficou encantada com os livros em braile e com a profissão de bibliotecária.

Foi um dia para aprender, vivenciar e se divertir!